Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, confirmou nesta quarta-feira (22/02) que a Canonical empresa responsável pelo Ubuntu, distro linux muito utilizada e umas das melhores distribuições linux, está preparando uma versão do Ubuntu que rodará em smartphones Android,algo parecido com o que a Motorola fez com o Atrixe sua lapdock.
O sistema rodará em conjunto com o kernel do Android ou seja não será um dual boot e sim umsistema único em conjunto com oAndroidinstalado. Funcionará da seguinte forma…Quando conectar o smartphone em sua dock automaticamente o SO do Ubuntu irá aparecer permitindo que se use o celular como um computador.
Algumas “features” do sistema:
Contatos unificados
Tanto o Ubuntu e Android compartilharão a mesma agenda de contatos. Assim, mesmo quando o telefone estiver conectado, você pode visualizar, editar, ligar, mandar sms,texto ou enviar e-mail há um contato. Você pode verificar seus perfis no Facebook ou no Twitter.
Simples ambientes integrados
Configurações do alarme do telefone podem ser sincronizados para alertá-lo quando se trabalha em ambiente Ubuntu. Você vai poder usar o wi-fi e emparelhar o fone de ouvido bluetooth, então tudo funciona.
Fotos
Gerenciar e visualizar fotos armazenadas em seu smartphone usando o aplicativo Galeria Ubuntu. Em seguida, editá-los no ambiente de trabalho Ubuntu e salvá-los de volta para o telefone. Crie, edite e consuma, em um único aparelho.
Serviços de rede social
Todas as suas credenciais de conta Android e redes sociais são sincronizados perfeitamente, usando o cliente de rede Ubuntu social para fornecer acesso fácil a suas comunidades on-line.
Aplicativos integrados
Chromium – navegador web
VLC – reprodutor de vídeo
Google Calendar
Ubuntu music player
Pitivi – editor de vídeo
Galeria de fotos
Discador Android
Gwibber – redes sociais
Thunderbird – cliente de email
Google docs
Hardware mínimo para rodar o Ubuntu Android
- Sistema operacional Android 2.3 ou superior;
- CPU dual-corerodando no mínimo a 1GHz;
- Suporte a aceleração de vídeo Open GL, ES/EGL;
- 2GB de armazenamento interno para imagem do sistema operacional;
- Saída HDMI;
- Modo USB host;
- 512 RAM.
- Vamos ver um vídeo?
Dessa vez acredito que a Ubuntu fez uma jogada de mestre ao entrar neste projeto, espero logo que alguma empresa, feche um acordo,
para que ainda este ano seja lançados Smartphones com o Ubuntu integrado.
Mais informações no site da Canonical
0 comentários:
Postar um comentário