quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Android para Iniciantes - Diferença entre processadores

Na hora de comprar um smartphone temos que saber um pouco sobre o processador. Então, hoje, em nossa seção de Android para Principiantes e, por causa do surgimento da Intel no mundo dos smartphones, vamos falar sobre as diferenças que há entre os processadores. Esperemos que este artigo possa ajudar você a entender melhor o “cérebro” do seu Android.


O que é um processador (CPU)?

 O Processador é a unidade central (ou CPU, Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento), é o chip responsável pela execução das nossas aplicações no dispositivo assim como no sistema operacional. Por este motivo, como mencionado no início, o processador é o "cérebro" do nosso Android.


A unidade de medida é o GigaHertz (GHz), unidade de frequência igual a 1 000 000 000 de Hertz, isso significa a quantidade total de Hertz que é processada num segundo hertz. O GigaHertz determina a velocidade à qual são lidas as instruções e os dados.

Agora a maioria dos smartphones vem com um dual-core ou quad-core. Muitas pessoas pensam que por ter dois núcleos, um processador é duas vezes mais rápido. Isso não é assim. Os núcleos são usados ​​para executar diferentes tarefas simultaneamente.

E sobre a Intel?

Esta semana, foi apresentado o novo Motorola RAZR i com a particularidade de ser o primeiro smartphone com processador Intel e velocidade de 2 GHz. Este processador tem apenas um único núcleo, mas como foi afirmado pela Intel também tem um segundo núcleo virtual, por isso, permite realizar duas tarefas simultaneamente.

A Intel tem algo que os outros processadores Android não têm. Basicamente, a Intel é a maior fabricante mundial de chips de semicondutores, mas, a sua entrada tardia no universo Android deve-se à sua arquitetura. Agora, o que é arquitetura? É o projeto e a forma como eles interagem com todos os blocos interligados dentro do processador.

Arquitetura, núcleos, velocidade... Que confusão!

Honestamente não cremos que seja necessário aprofundar o tema das arquiteturas. Mas, para dar uma idéia do que é, vamos resumir. Existem dois tipos de arquiteturas: CISC, usada ​​pela Intel e RISC, usada ​​pela ARM (TI, Snapdragon, Nvidia, Exynos... na maioria dos smartphones). A grande diferença é que as instruções em arquiteturas CISC são grandes e complexas, enquanto as instruções RISC são pequenas e simples, que precisam de menos tempo para executar.

É claro, a escolha entre mais de um núcleo ou mais rápido depende do uso que é dado ao aparelho. Na verdade, os processadores ARM também podem alcançar velocidades de 2 GHz.

Em geral, tudo depende do uso que você quer dar ao smartphone, mas as características gerais, achamos que é mais importante ter mais núcleos do que velocidade. Neste momento, os processadores quad-core têm uma velocidade entre 1,4 GHz e 1,5 GHz, o que não é ruim. Na verdade, de acordo com testes benchmarks realizados para comparar os mais recentes processadores ARM com o processador da Intel, têm mostrado que o processador da Intel funciona mais lento do que os dual e quad-core.

Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais processadores. É claro que, se há alguém aí fora, especialista em processadores, que possa adicionar mais dicas, por favor escreva nos comentários.

FONTE:Androidpit

0 comentários:

Postar um comentário