Descrição:
Que o android é um SO altamente personalizável, todos nós sabemos. A forma preferido pela maioria na hora de personalizar seu android são os launchers. Quando você usa uma ROM modificada, como a CyanogenMod por exemplo, as opções de personalização são ampliadas mais ainda, através de opções que não existem nas ROM originais. Porém, na hora de personalizar a aparência geral, tal como ícones do sistema, barra de status, efeitos de transição de janelas etc, a coisa começa a ficar um pouco mais limitada… ou melhor, ficava. Você deve estar pensando: “mas existem dezenas de temas para personalizar esses itens”. Sim, existem, mas esses temas deixam seu android com a cara do criador do tema, não com a sua! Você não consegue alterar partes individuais do temas. Ou você usa ele inteiro, ou não usa nada. Mas, eis que lhes apresento a solução para personalização máxima do seu dispositivo android, agora vo faze um tutorial bem explicado para todos saberem como fazer o o que é Kitchen :)
Introdução:
Kitchen? Mas afinal, vamos personalizar o android ou vamos cozinhar uma receita de bolo?. Bem, é mais ou menos isso mesmo, vamos cozinhar, mas não um bolo, e sim a nossa ROM. E lista de ingredientes é bem variada, incluindo ícones da bateria, wifi, sistema, menus, bootanimations, fontes, etc. Ao final de tudo, colocamos a “receita” no “forno” e esperamos ficar pronta. Confuso? Veja o tutorial que você vai entender.
O UOT é um configurador on line de temas, ou Ultimate Online Theme Kitchen.
(Algumas vezes, quando você acessar o site, ele dirá que esta cheio de pedidos no momento. O site possui uma limitação de pedidos ativos, então, seja paciente, espere alguns minutos e tente novamente.)
Tutorial:
Observações:
- Para usar esse aplicativo, você precisa ter acesso ROOT no seu android. Caso esteja usando uma Custom ROM, não precisa fazer Root, pois ela vem com root :)
- Esse aplicativo só funciona se o seu celular estiver conectado a internet (via wifi ou 3G).
- Você precisará de conhecimentos básicos em inglês para usar esse site.
- Você precisará de noções básicas sobre o sistema de arquivos do Android para realizar esse processo.
- O tutorial se baseia no modificação da ROM CyanogenMod com o Galaxy 5. O processo PODE SER diferente se você estiver usando outra ROM ou outro celular.
Escolhendo os ingredientes:
Ao acessar o site, você verá as opções de personalização. As opções são bem intuitivas, mas vou explicar aqui cada uma delas.
Para usar a opção, clique nela e selecione “Use this mod”.
Battery:
Para modificar os ícones da bateria. Existem duas opções:
- SCB with %: Escolha um pacote fechado, com ícones de para status atual da bateria, bateria carregando, sem bateria, etc.
- Custom battery: Escolha individualmente ícones para status atual da bateria, bateria carregando, sem bateria, etc. Monte seu pacote e clique em “Generate Preview”.
Icons:
Para você modificar os ícones do sistema, dos menus, da barra de status, etc.
- Themed Icons Set: pacotes de ícones pré-definidos. Você pode escolher quais ícones de cada pacote você irá usar.
- Custom Uni-color Icons: pacotes de ícones de apenas uma cor. Você pode escolher um pacote e mudar a cor dos ícones e a cor de fundo.
Status Bar:
Para modificar a barra de status e a janela de notificações. Você poderá alterar a cor de fundo, nível de transparência, fonte, cor da fonte, tamanho da fonte, etc.
Cuidado: selecione corretamente a resolução do seu aparelho! No caso do Galaxy 5 a correta é ldpi (240X320).
Popup:
Para modificar efeitos de sobre-rolagem, janelas de alertas, barra de volume, barra de download, divisores dos menus e indicador de carregamento (aquele que fica rodando enquanto algo esta sendo carregado). Você poderá escolher cores, efeitos de brilhos, estilos, etc.
Lockscreen:
Para modificar a tela de bloqueio. Você poderá escolher estilo dos botões (deslizante, rotativo, etc.) e temas para eles, cores, quais opções estarão disponíveis para tela de bloqueio, etc.
Cuidado: selecione corretamente a resolução do seu aparelho! No caso do Galaxy 5 a correta é ldpi (240X320).
Window:
Efeitos e animações das janelas e menus. Você pode escolher efeitos como surgir, deslizar, desdobrar, virar pagina, rolar, etc.
Fonts:
Para escolher a fonte que será usada no sistema.
Bootanimation:
Para modificar a animação inicial do android.
Cuidado: selecione corretamente o caminho onde ficará armazenada a bootanimation! No caso do Galaxy 5 se estiver usando a ROM CyanogenMod, o correto é “system/media/”.
Selecione corretamente a resolução do seu aparelho! No caso do Galaxy 5 a correta é ldpi (240X320).
Pronto, agora que você já escolheu os “ingredientes”, vamos preparar-los e colocar no forno!
Cozinhando:
Selecione a opção “File Upload”. Aqui você precisará configurar algumas opções e enviar alguns arquivos do seu celular para serem modificados de acordo com as suas escolhas.
Primeiramente, é altamente recomendável realizar um backup completo da sua ROM atual.
Caso você queira modificar a opção “Popup”, precisará fazer upload do arquivo “framework-res.apk”. Para isso, utilizando o app ROOT EXPLORER (ou outro app de sua preferência), acesse “system/framework/” e copie o arquivo “framework-res.apk” para o SD card.
Caso você queira modificar a opção “Status Bar”, precisará fazer upload do arquivo “SystemUI.apk”. Para isso, acesse “system/app/” e copie o arquivo “SystemUI.apk” para o SD card.
Feito isso, copie os dois arquivos do seu SD card para o computador.
Agora, vamos às opções do site:
- Select flashable zip scripting: você pode usar o ROM manager ou o CWM para transferir as modificações. Mas isso depende de um script que varia de acordo com a ROM e o aparelho que você estiver utilizado. Em nosso caso, selecione a opção “Edify scripting…” e na opção “update-binary” selecione “Type Galaxy”.
- Flashing folder for system files: define onde os arquivos serão transferidos dentro do seu celular. Selecione “/system/framework” e “/system/app” respectivamente.
- Patch9 autofix: mantenha essa opção selecionada.
- ThemeChooser preview: Opcional. Caso selecione, irá gerar um preview dentro do ThemeChooser. Selecione “ldpi (240×320).
- Kitchen’s settings (optional): Aqui você poderá fazer o download de um arquivo contendo as configurações atuais do UOT Kitchen, ou fazer upload de um arquivos com configurações previas que você já tenha realizado.
- Select your ROM from kitchen’s list, or upload your own files: Selecione a opção “Upload system files” e faça o upload dos arquivos “framework-res.apk” e “SystemUI.apk” nos locais indicados.
Pronto, agora vamos colocar a receita no forno. Selecione a aba “Summary” e verifique se todas as opções que você escolheu estão verdes. Se alguma estiver vermelha, volte na aba correspondente e faça as correções necessárias. Se tudo estiver correto, clique em “Submit work to kitchen”.
Será gerado um numero de protocolo. Guarde esse numero, pois precisará dele para identificar seu pedido quando ele estiver pronto.
Os pedidos podem demorar de alguns minutos a algumas horas para ficarem prontos, dependendo do trafego de pedidos no site e da quantidade de modificações que você solicitou. Seja paciente.
Acesse a aba superior “Pickup” e acompanhe o andamento dos pedidos. Assim que o seu estiver pronto, faça o download. (os pedidos prontos ficam armazenados no site por no máximo 12 horas. Após, são deletados).
Pronto, agora você pode usar o seu método preferido para transferir os arquivos para o seu celular, através do flash (ROM Manager / CWM) ou extrair os arquivos do ZIP e transferir na raça (ROOT Explorer, etc.)
Aproveite a Sua Custom ROM :)
Espero que tenha ajudado :)
0 comentários:
Postar um comentário